terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Estamos na China?

Hoje eu me deparei com um absurdo da justiça brasileira, um juiz chamado Lincon Antônio Andrade Moura se sentiu Deus ao impor o bloqueio ao site YouTube em todo o território brasileiro. Isso por causa de uma modelo que tentou fazer sexo escondida no meio de uma multidão e foi filmada tento seu vídeo distribuido pela internet. Daniela Cicarelli deve estar se achando a rainha da cocada preta tendo conseguido um feito desse. Se isso virar moda logo todo mundo vai pedir para tirar um portal fora do ar.

Para quem não se deparou com a mensagem de bloqueio, aqui esta ela:
ou em PDF

Não faz o menor sentido esse juiz tirar o site YouTube fora do ar, mal sabe ele que depois que um arquivo entrou na internet e ficou popular não tem mais volta, este vídeo já esta disponível em centenas de sites e em redes P2P, sendo impossível impedir o acesso a esse vídeo. Agora só falta ele querer bloquear todos os sites que disponibilizam esse vídeo.

Na china é muito comum esse tipo de bloqueio, já vimos muitos sites como a wikipedia e o próprio google serem censurados naquele país. Esse juiz deveria pensar um pouco mais na repercussão que teve a sua decisão, para proteger uma modelo exibicionista esta prejudicando milhares de brasileiros que utilizam o site diariamente, sem contar o prejuízo gerado aos anunciantes do site. Esse juiz que não acompanhou a evolução tecnológica deveria proibir a Cicareli de fazer sexo em publico ao invésde prejudicar milhões de brasileiros em favor de uma brasileira exibida.

Mal sabe ele que mesmo tendo um site bloqueado é possível ter acesso a ele com a utilização de um proxy, eu utilizo muito o unipeak, que permite acessar o youtube mesmo com ele bloqueado aqui no Brasil. Para isso basta entrar no site www.unipeak.com e digitar o endereço do www.youtube.com e clicar em "Go!".

Isso é uma prova clara de que a justiça brasileira ainda tem muito a amadurecer e isso poderia começar com os juizes tendo um pouco mais de bom censo na hora de tomar uma decisão inadequada como essa. Um bom começo seria os juizes consultarem um especialista da área antes de tomar uma decisão.

No jornal a Folha de São Paulo já foi publicada uma notícia sobre a repercussão desta decisão no exterior.

Marcadores: