domingo, 13 de março de 2005

MEMEX

Em 1945, o Diretor do “wartime Office of Scientific Research and Development,”, Doutor Vannevar Bush, usado sua posição para promover uma nova era de pesquisa científica em informática. Como os cientistas tinham ampliado nossas capacidades físicas com máquinas, Dr. Bush sugeriu que nós ampliemos nossas capacidades mentais com tecnologia. “Scientific Atlantic” publicou a composição popular dele, "As We May Think" ("Como nós podemos Pensar"), na qual ele descreveu uma máquina pessoal para a extensão da memória humana e para o compartilhamento de informação. Enquanto muitas das idéias de Dr. Bush não eram únicas ou novas, a síntese e apresentação popular localizaram muitos cientistas o considerado freqüentemente como um gatilho para o desenvolvimento de computadores pessoais, a Internet, e a “world wide web” (rede mundial de computadores). Vannevar Bush propôs o memex, um sistema hipotético de armazenamento e recuperação de documentos.

No memex o usuário poderia armazenar documentos de forma associativa, associando os documentos por palavras chaves (pistas). O memex assemelha-se a uma escrivaninha com dois monitores (telas) sensíveis ao toque e uma superfície de escâner. Dentro teria vários gigabytes (se não mais) de espaço de armazenamento, cheios com informações textuais e gráficas, e indexados de acordo com uma forma universal. Tudo isto parece bastante visionário para 1930s, mas o próprio Bush viu isto como "convencional".


Menex - Ilustração

Enquanto a máquina nunca foi construída, e teria sido uma ferramenta muito desajeitada se tivesse sido produzida, a teoria atrás do memex está sã. A Internet torna possível muito do que Bush quis realizar. Associando um modo de criar, alteram e que construa nossos próprios caminhos pelas quantidades vastas de informações disponíveis para nós.

A palavra memex vem de meme mais x, x é uma variável de quantidade desconhecida e meme quer dizer gene. Portanto memex seria vários genes, mas existem varias explicações para o significado de meme.

Vendo o memex como o precursor direto para a WWW é atraente, mas problemático por várias razões. Primeiro, e obviamente, o memex (se já tivesse sido construído) teria operado em fotografia-mecânico, em lugar de tecnologia digital. Segundo, a operação do memex é amarrada à presença física de textos, uma pilha de microfilmes densamente impressos que podem ser ordenados e podem ser exibidos rapidamente, mas que primeiro devem ser imprimidos. Terceiro, o memex só é aditivo, o estudante pode duplicar páginas, mas não pode sintetizar (copiando e colando pedaços) ou inserindo ou rearranjando palavras em um texto. Na realidade, a unidade menor com a que o Bush trabalha é um fac-símile (imagem) de uma página. Assim oque o mediano Bush descreveu não era nenhum hipertexto, mas hyperbinding. Finalmente, o termo "memex" revela seu olhar regressivo.