segunda-feira, 20 de junho de 2005

CDMA X GSM. Qual escolher?

Primeiro o que é CDMA?
CDMA é sigla de Code-Division Multiple Access, que em português quer dizer múltiplos acessos por divisão de códigos. O CDMA é uma tecnologia patenteada pela Qualcomm. A tecnologia CDMA é mais comum usada para implementar redes 3G(redes com velocidades de até 2,4 Mbps).

Agora o que é GSM?
GSM é a sigla de Global System for Móbile, ela é uma tecnologia que utiliza uma faixa estreita do TDMA (Time Division Multiple Access).

Quais as são algumas vantagens e desvantegens do CDMA em relação ao GSM?
Os aparelhos CDMA têm um maior alcance em relação às torres de transmissão, proporcionando uma maior área de cobertura com um menor número de torres instaladas, esta vantagem acarreta em um maior consumo de bateria, já os aparelhos GSM, que apresentam um menor consumo de bateria, ficam prejudicados com área de cobertura.
Por utilizar o sistema de divisão por códigos, e não por tempo, o CDMA possibilita uma maior quantidade de usuários conectados simultaneamente a uma “torre”, enquanto o GSM apresenta um limite bem menor de usuários simultâneos.

Qual tecnologia é melhor?
Esta é uma pergunta muito difícil de responder, pois depende muito da forma como ela vai ser usada e onde vai ser implantada. Em um país grande como o Brasil, eu afirmo que a tecnologia CDMA é mais vantajosa, tanto para o usuário que vai ter uma maior área de cobertura como para a operadora que vai precisar instalar menos torres, porém, por ser uma tecnologia patenteada e precisar pagar pelo uso dela, talvez esse custo encareça um pouco o uso do CDMA. O GSM é uma tecnologia que pode ser usada em países menores, como os da Europa, que tem uma área reduzida, muitas vezes até menor do que um único estado brasileiro. Se for levar em conta a população, também podemos fazer a mesma afirmação, como a capacidade em número de linhas simultâneas por torre do GSM é menor que a do CDMA isso também pode prejudicar a utilização do GSM em paises populosos, imagino que seja por esses 2 motivos que a china adotou o CDMA.
Em relação aos serviços oferecidos nas redes CDMA e GSM, isso pouco muda. Tanto no CDMA2000 e no EDGE (tecnologia derivada do GSM) é possível implementar 3G e também outros serviços.

Como escolher entre elas?
O primeiro passo paço para escolher qual tecnologia o usuário deve escolher é ver se a área de cobertura é satisfatória. Se você vive em uma cidade grande como São Paulo e não pretende nunca viajar até uma cidade do interior e ficar em uma chácara afastada do centro da cidade, não vai fazer a menor diferença qual tecnologia escolher, porém se você pretende ter mais flexibilidade e viaja muito, provavelmente a operado CDMA vai te oferecer uma opção melhor.
Depois de pesquisar sobre a área de cobertura da operadora, é importante você pesquisar sobre o serviço prestado pela operadora de celular, não adianta nada você ter uma área de cobertura maior se o sistema ficar inacessível varias horas por dia e também do que adianta você escolher uma operadora que só vai te dar dor de cabeça e nunca vai resolver seus problemas?
Então percebemos que o mais importe não é a tecnologia e sim os serviços prestados pelas operadoras e as necessidades do usuário. Do que adianta você ter um celular GSM em um local que só funciona CDMA?

Existem muitos outros fatores que diferenciam essas 2 tecnologias, do meu ponto de vista o CDMA apresenta mais vantagens técnicas do que o GSM. A tendência é de todas as tecnologias baseadas em TDMA (GSM, GPRS, EDGE, ..) convergirem para uma única, e isso possivelmente acontecera em um futuro próximo e provavelmente essa tecnologia será o WCDMA. Porém, o WCDMA não é uma extensão e nem uma evolução do CDMA da Qualcomm, é apenas uma outra tecnologia que utiliza os mesmos princípios do CDMA.

Para mais detalhes, consulte a Wikipedia e o Google.