quarta-feira, 8 de junho de 2005

Saúde e o uso do computador

Hoje no caderno de informática da Folha de São Paulo saíram varias reportagens falando sobre os problemas que o uso do computador podem gerar à saúde das pessoas. A maioria das reportagens fala sobre a postura correta e até usam a expressão “Dor de computador” e dão algumas dicas sobre alongamentos, posturas corretas e equipamentos (móveis) adequados para o uso de computadores. Em umas das reportagens tem um parágrafo que chamou mais a tenção, pois eu já sofri muito e ainda continuo sofrendo algumas vezes com os problemas abordados nesse parágrafo. Segue o parágrafo:

“Segundo a responsável pela disciplina de medicina do trabalho na Faculdade de Medicina da USP, Lyz Esther Rocha, o uso do computador também pode gerar fadiga visual e mental.”

Geralmente eu sofro com mais freqüência da fadiga visual. Na reportagem sugere que se faça pausas de 15 minutos a cada duas horas para não sofrer desses problemas, mas nem sempre é possível fazer essas pausas. E a dica ergonômica é usar um monitor que funcione a uma freqüência de 80 Hz., ficar em ambiente bem iluminado e sem reflexos. Também cita a importância de consultar regularmente um Oftalmologista, porém até hoje todos os oftalmos que eu consultei pouco sabiam sobre esse assunto e não deram nenhum tipo de recomendação, agora o problema é encontrar um bom oftalmo.

E quanto à fadiga mental acho que nem precisa falar, essa não é gerada só pelo uso do computador, ela aparece sempre que estamos estressados, cheios de coisas para fazer e muito tensos. Quem nunca sofreu disso ainda vai sofrer ou é um grande sortudo que nunca precisou “trabalhar” em um ambiente ou em uma situação de grande estresse.

Para quem não sabe, aqui vai uma definição para a palavra Ergonomia:
Ergonomia é a ciência que estuda a relação entre o ser humano e seu trabalho, visando o conforto, a segurança e a saúde. Além do mobiliário, ela analisa as condições de trabalho e de organização.

Bom acho que já escrevi muito, quem quiser saber mais detalhes sobre ergonomia é só procurar pela internet que tem vários sites que tratam sobre esse assunto.