segunda-feira, 11 de abril de 2005

Cobaia

Na semana passada eu comecei a fazer alguns exames médicos e físicos, eu vou participar, como cobaia :), de um treinamento físico de 2 meses. Os exames médicos e físicos são para atestar que eu estou bom de saúde eu vou poder participar desse teste sem problemas. Os testes consistem em fazer exercícios 3 vezes por semana durante 2 meses para avaliar a minha melhora física.

Os testes são divididos em 4 grupos, um grupo que vai fazer somente musculação, um outro vai fazer somente corrida na esteira, um terceiro vai fazer ambos, corrida e musculação e o quarto grupo vai correr na esteira, porém vai correr no limite da pessoa.

Eu vou participar do quarto grupo, para fazer parte desse grupo eu tive que fazer um teste para determinar o meu limiar aeróbico e o meu Volume máximo de Oxigênio consumido (V02 máximo). Nesse teste eu comecei a corre, em uma esteira, a 4Km/h e a cada 3 minutos era colida uma amostra de sangue e a velocidade era aumentada em 1Km/h. Durante todo o teste eu fiquei com uma mascara que media o volume de oxigênio consumido, entre outras coisas. Eu cheguei até 14Km/h. Agora que já sei qual é o meu V02 e que ele é atingido a 14Km/h, durante os meu treinos eu vou começar a correr a 14Km/h e correr por algum tempo, ainda não determinado, fazer um descanso e voltar a correr.

Os testes vão ser realizados por 2 mestrandos do departamento de Fisiologia do Exercício da UFSCAR como parte de suas dissertações de mestrado.