sábado, 21 de abril de 2007

Porque não vale a pena assinar o plano de 2Mbps da NET/Embratel (Virtua)

Em primeiro lugar, o plano de 2Mbps da NET tem limite mensal de trafego (limite de download), apos você fazer download de 20Gb sua velocidade é reduzida para 200kbps (sua conexão fica 10x mais lenta). Se você levar em consideração que durante um mês você vai fazer download na velocidade máxima seria possível fazer download de aproximadamente 80Gb por mês. Nesta condição de fazer download na velocidade máxima, os 20GB seriam consumidos em apenas um dia (24 hora e 48 minutos aproximadamente) e nos outros 29 dias do mês você teria a velocidade de apenas 200kbps.

Para vocês terem uma idéia, a 2Mbps (Mega Bits por segundo) você pode faz download de 256kb (Kilo Bytes) por segundo e a 200kbps (Kilo Bits por segundo) você pode faz download de 25kb (Kilo Bytes) por segundo. Entenda que 1 Byte = 8 Bits.

Agora vamos analisar o plano de 500kbps do Speedy (Telefônica). Este plano não tem limite de downloads, desta forma se fizermos download na velocidade máxima, podemos fazer download de 154,5Gb por mês e teremos sempre a mesmo velocidade. A 500kbps podemos fazer download de 62,5Kb por segundo.

Comparando ambos os planos podemos facilmente perceber que esses 2Mbps do Virtua é puro marketing, Imagine só se você comprar um carro esportivo, que chega a 300Km/h, mas essa velocidade ele alcança apenas no primeiro dia do mês e nos outros 29 dias ele só "corre"a 30Km/h. Seria uma decepção. Acho melhor andar a 75km/h e percorrer o dobro da distância, assim minha viagem duraria metade do tempo :).

Como a maioria das pessoas não utiliza a velocidade máxima o tempo todo, cada plano vai se adaptar melhor para cada usuário, no caso das pessoas que utilizam a internet apenas para ver emails e pagar contas, provavelmente o melhor plano vai ser o mais barato. Porém, para quem gosta de ouvir rádios online, ver vídeos online e baixar músicas, um plano com limite de download pode ser um incomodo.

Vejam os dados a seguir:

Ouvir Radio online
em média se consome 4,2k por segundo (33kbps)
por Hora => 14,77Mb
por Dia => 88,62Mb (6 horas por dia)
por Mês => 2,6Gb (levando em conta 6 horas por dia)

Assistir vídeos online
em média se consome 37,5K por segundo (300kbps)
por Hora => 131,84Mb
por Dia => 527,36Mb (4 horas por dia)
por Mês => 15,45Gb (levando em conta 4 horas por dia)

Baixar músicas (ex: loja virtual http://www.allofmp3.com)
em média um Album de música tem 100Mb em qualidade normal, se você quiser em qualidades superiores pode chegar a triplicar esse tamanho.
Se você estiver disposto a gastar R$ 40,00 por mês comprado músicas, você vai fazer download de 650MB em média.

Baixar vídeos
Um vídeo em alta resolução, com duração de 40 minutos, tem por volta de 350MB, se você acompanha 2 séries americanas, que são apresentas semanalmente, você teria que fazer download de ao menos 8 episódios, isso daria 2,74GB aproximadamente.

Com os dados a cima, fica mais fácil de um usuário leigo escolher seu plano.

Mas eu estou só esperando chegar em casa a propaganda do Virtua, para eu poder ligar na telefônica e falar que estão me oferecendo um plano de 2MB pelo mesmo preço que o meu Speedy de 500Kbps. Eu conheço varias pessoas que a própria Telefônica já ligou oferecendo o plano de 2Mb pelo mesmo preço, com a condição de um ano de fidelidade. Espero que nenhum gerente da Telefônica leia esta mensagem, senão eles podem gostar dos argumentos e começar a fazer propaganda alegando que o Speedy é mais vantajoso :). Mas se eles me contratarem como garoto propaganda, eu até aceitaria.

Marcadores:

8 Comments:

Blogger Unknown said...

Eu prefiro 1000x a Net, apesar do atendimento ao cliente ser tão ruim ou pior do que o da Telefônica. Minha antipatia com a Telefônica é o monopólio que ela exerce. Eu não consigo nem chegar perto do limite da Net (tenho o plano de 2 Mega) e mesmo assim ele não limitam sempre a velocidade, pra falar a verdade vi poucos casos... E não, não compensa mesmo (minha opniao) pagar por 500k quando se tem 2 mega...

21 de abril de 2007 às 18:18  
Blogger Unknown said...

Em casa eu gasto sempre mais de 60Gb por mês, mas isso depende do perfil de consumo de cada um. E quanto mais rápido é a conexão, a tendência é gastar mais a ainda, podendo ver os vídeos com qualidade maior e experimentando novos serviços que só estão disponíveis para altas velocidades. Se vc enrtar no http://wwitv.com/portal.htm que disponibiliza canais de Tv pela Web, vc vai poder ver que tem canais de resoluções muito altas que consomem muita banda. Para esses canais, os 500Kbps do speedy é pouco, mas se vc passar dos 20Gb e ficar so com 200Kbps vc nao conseguir ver quase nenhum canal.

E como a Telefonica esta oferecendo 2Mbps ilimitado para os locais onde tem Virtua, esta valendo mais a pena a telefonica.

E quando ao monopolio, vc sabe quem é dono da Net? Vc já ouviu falar em Carlos Slim? Maguinata Mexicano que quer ser domo do mundo. Além dele ser domo de parte da Net, ele dono da claro e da Embratel aqui no brasil e disputa no mundo para ver quem é mais monopolista, ele ou a telefonica. A diferença é que ele é bem mais eficiente para obter lucros :), Para vc ter uma ideia o Slim já é dono ate de companias aereas.

21 de abril de 2007 às 18:42  
Anonymous Anônimo said...

Talvez não compense para quem tem a opção do Speedy. Aqui em Brasília, mesmo com a restrição de downloads, o Virtua é muito mais conveniente. O preço é bem menor, a qualidade do atendimento é superior e a velocidade contratada é a oferecida, ao contrário do que ocorre com a Brasil Telecom, por exemplo. Livrar-me do telefone fixo foi uma das melhores coisas que fiz no último ano.

21 de abril de 2007 às 23:50  
Blogger Unknown said...

Eu não conheço os serviços da BT, porém eu já que eles até colocam ruídos no skype para parecer que voip é ruim.

Mas se livrar do telefone fixo é uma boa idéia, eu não o utilizo a muito tempo, atualmente tem valido mais apenas usar somente o celular e eu também utilizo o Yahoo messenger with voice para faz interurbanos a baixo custo.

Por sinal em relação ao valor, o Virtua sempre sai mais barato que o Speedy, mas para pessoas com o meu perfil de uso, não da para ter limite de banda e com a telefônica oferecendo a mesma velocidade sem o limite de banda o speedy, mesmo que mais cara ainda continua valendo a pena, mas como eu disse na mensagem, para quem não consome os 20Gb por mês, o mais barato sempre vale a pena.

Eu consumo muita banda pq eu trabalho em casa, mas quem fica fora o dia todo dificilmente consome muita banda.

Só para quem não sabe quanto custa o speedy, ai vai =>
assinatura básica do telefone = 37,98
speedy = 79,9
provedor = 24,9 (terra)
no final tudo somado fica em 142,78

e se assinar so o virtua de 2 mbps sai por 99,9, assinado o plano basico da net mais o virtua de 2mbps sai por 144,80

Se não fosse o "maldito" limite de banda o virtua com certeza seria mais vantajoso. Por sinal para quem não sabe, vai mais um ponto positivo do Virtua, ele tem upload de 300k enquanto o speedy tem apenas 128k.

Mas o cabo também tem suas desvantagens, pois diferente do speedy, no Virtua passa um único fio na rua e todos navegam na internet pelo mesmo fio, enquanto o speedy tem fio ligado da sua casa direto na central. Isso significa, se todos os seus vizinhos tiverem o Vurtua de 2M e todos resolverem fazer download ao mesmo tempo, ninguém vai atingir essa velocidade máxima de 2M, pois o cabeamento é compartilhado. Imagine só uma predico com 100 apartamentos, onde mora em pelo menos 70 estudantes e desses 50 tem o virtua, como todos sabem em casa de estudante tem pelo uns 3 usando a conexão da internet ao mesmo tempo, imagine só se tiver 100 pessoas neste prédio fazendo download ao mesmo tempo, pode ter certeza que todos vão ficar muito extressados. Agora vcs entendem pq tem limite de banda no Virtua? isso foi uma forma de limitar os "leechs".

22 de abril de 2007 às 00:19  
Blogger Unknown said...

Tenho Virtua 8M e com transferência diária de dados enorme.
Dados dos ultimos 23 dias: 70GB de download e 40GB de upload.

O limite mensal me assusta bastante. Mas até hoje nunca ocorreu. Mesmo sendo o de 8M possui a mesma limitação do de 2M.

Recomendo e desrecomendo a telefônica sempre!

23 de abril de 2007 às 12:22  
Blogger Unknown said...

no caso do virtua de 8MB a historia é outra, se vc levar em conta a velocidade máxima dele, vc faria download de aproximadamente 84Gb por dia e como o limite é de 60GB por mês, vc passaria do limite mais rápido que nos de 2Mbps, mas pelo visto a NET não esta conseguindo controlar direito isso, mas assim que a quantidade de assinantes for grande e com certeza eles vao começar a controlar e depois disso talvez vc pense em mudar para o speedy de 8MB que é imitado, mas para ter o speedy de 8Mbps vc vai esbarrar nas inúmeras limitações técnicas da tecnologia e uma dela é morar muito perto da central :).

23 de abril de 2007 às 12:39  
Anonymous Anônimo said...

BOM DIA AUGUSTO! VI SEU COMPARTILHAR REFERENTE AS COMPRAS DIRETO DA CHINA. ETREI NOS SITES E VERIFIQUEI OS PREÇOS. UMA MÁQUINA DIGITAL QUE EU PAGARIA 840,00 REAIS AQUI NO ML, COM TODOS OS ACESÓRIOS, NO eBay, SEM ACESSÓRIOS, SEM FRETE, SEM CALCULAR OS IMPOSTOS CUSTARIA ENTRE 500 A 600 DOLARES (EX.: CAMERA DIGITAL SONY HX1 ou PANASONIC FZ100) AÍ EU NÃO ENTENDI A QUE PREÇOS COMPENSATÓRIOS VC SE REFERE. A NÃO SER QUE SEJA REFERENTE A PREÇOS DE LOJAS LOCAIS, ONDE A MESMA CAMERA PODE CHEGAR A 2.400,00 REAIS MAS QUANTO AOS PREÇOS QUE ACHEI NO ML, NÃO TEM COMPARAÇÃO. O PESSOAL QUE VENDE UMA SONY HX1 NO ML POR 840,00 COM ACESSÓRIOS, CONSEGUE ESSA MECADORIA DE ONDE SERÁ? FICARIA GRATO SE ME RESPONDESSE POIS PLANEJO ABRIR UMA LOJA VIRTUAL. OBRIGADO. FORTE ABRAÇO:
paulolohmnann@hotmail.com

23 de agosto de 2010 às 09:44  
Blogger Unknown said...

Olá, grande parte dos vendedores do mercado livre compram os produtos em sites chineses e revendem por aqui, eu comecei a procurar produtos direto na china depois que de fazer uma compra no mercado livre e receber um envelope escrito em chinês.

Existem diversas fontes além do EBay, eu prefiro comprar no EBay pois existem caso eu não receba o produto existe a garantia de devolução do dinheiro.

Alguns vendedores do mercado livre as vezes conseguem preços bons pois eles compram em grandes quantidades e as vezes tem esquemas de entrar com a mercadoria no brasil via paraguay ou desviando as carga direto em santos.

Geralmente a procedência desses produtos do mercado livre que custam muito barato são duvidosas.

Eu também comprava coisas no mercado livre mas depois de comprar várias coisas falsas e de baixa qualidade eu optei por comprar no ebay, pois lá vc pode escolher comprar um item original ou um falso sem ser enganado.

Mas isso não significa que você não pode comprar aqui, mas pense que pagar mais barato nem sempre é a melhor saída.

Se você quer comprar uma máquina fotográfica e ter certeza que ela é original e tem procedência correta, escolha vendedores dos Estados Unidos (geralmente mais caros que os da china) ou compre direto neste loja http://www.bhphotovideo.com ela é muito boa, a minha câmera eu comprei nesta loja.

Produtos vindos da china levam cerca de 2 meses para chegarem ao brasil e dos estados unidos entre 3 dias e 2 semanas, dependendo do tipo de frete que você escolher.

obrigado pelo acesso!

23 de agosto de 2010 às 22:06  

Postar um comentário

<< Home